sábado, 2 de fevereiro de 2013

Côcos cidade do meu coração





Côcos, cidade do meu coração

Situada na linda encosta oeste da bahia, onde se vislumbra o rio itaguari, com seus paredões encantadores, praias de água doce deslumbrantes, bem como o encontro com o rio carinhanha, cachoeiras no cerrado...na pingueira...

É uma cidade pequena, mas de grande extensão territorial, com aproximadamente 20 mil habitantes.

A população é formada por agricultores, fazendeiros com criação de gado, bem como funcionários públicos e comércio variado.

Ser filho de Côcos, é uma dádiva.

Desta terra exuberante tiravam os cereais, a rapadura, a farinha, a cachaça da alambique, coisas que o homem já não faz mais, quase tudo vem de fora, infelismente.

Seus filhos, hoje doutores, advogados, engenheiros, pastores, padres, professores, escritores, e tantos outros, aprenderam a ler   as primeiras letras do alfabeto, a bê, cê, dê....aha, ji, lê, mê... em escolas com professores que mail conheciam o alfabeto, e muitos anos depois concluíram o atual ensino fundamental no Ginásio Rui Barbosa,  o melhor da cidade, cidade onde não existia eletricidade, televisão, que muito lentamente chegou ao desenvolvimento por falta de interesse politico de seus governantes.

Nos rádios de pilhas, colado ao ouvido, assistia o futebol...

Nossas praças, com seus bancos de jardim, eram enfeitadas por moças bonitas, que desfilavam seus modelitos feitos pelas nossas costureiras com muito segredo para não ser visto antes de usá-los “....”

Nossos bailes eram nas discotecas que haviam espalhadas pela cidade.

Cocos, terra que tem um solo abençoado de riqueza e fartura

Terra de gente bonita, ruas de pedras paralelepípedos

Que tem carnaval com trio elétrico em agosto

Terra da pluralidade...

Poetas irreverentes, poetas anônimos,

Terra que encanta

Quem te conhece

Não esquece jamais

Nenhum comentário:

Postar um comentário