quarta-feira, 4 de março de 2009

Igreja Presbiteriana de Côcos





Esta foto é uma relíquia do templo da Igreja
Presbiteriana de Côcos.
Endereço: Rua Dr. Ricchard Liord Waddell, 07-
Cep: 47680.000
telefone: 77 - 3489-1012
Esta foi a primeira Igreja Evangélica de Côcos, Dr. Ricardo Waddel, missionário americano-baiano, nasceu na bahia, mas era filho de americano, médico e pastor, foi quem fundou o Instituto Ponte Nova no sertão baiano. Este Instituto era um conjunto de Escola Normal que preparava professores Evangélicos para se tornarem divulgadores do evangelho naquela vasta região. Dr Ricado foi pastor na região de Côcos, batizou muitos fiéis, pastoreando muitos anos a região de Côcos-Bahia. É interessante registrar que este pastor visitava os campos missionários de Santa Maria da Vitória, Correntina e Côcos com uma comitiva de evangelistas e enfermeiros, montado em sua besta "Completa" (era o nome da mula que ele montava). Em respeito e com muita honra, Côcos, colocou o seu nome na rua onde está o templo da Igreja Presbiteriana. (fonte Recordações&saudades-Rev. Sebastião Cruz) .
Fundada em 25 de março de 1930, os presbiterianos de Côcos já tinham um templo próprio, com o Conselho de Presbíteros, que se renovava de cinco em cinco anos, através de eleições, com sua escola bíblica e culto semanal. Nesta data, foi reconhecida como pessoa jurídica, passando de Congressão para uma Igreja Presbiteriana do Brasil.
passaram por esta Igreja, vários missionários, destacamos alguns, como o já citado Rev. Richard Wadell, Norman Dusmore, Albert Reasoner, Helton e Harold Anderson. Desde sua fundação em 1930, a Igreja treve como pastores o primeiro sendo Rev. Elias Marques, sucedendo outros, como Rev. Noêmio de Oliveira, Anderson Rios, Samuel Matos Pinto, Liberato Pereira, e o atual Rev. Lúcio.
Este casal à cavalo é seu Celso e D. Olia, irmãos da Igreja Presbiteriana que vinham à cavalo todos os domingos para assistir a Escola Dominical.

Este é o templo atual da Igreja Presbiteriana de Côcos, após passar por uma transformação em sua estutura, reformada pelo Conselho da igreja, sendo ministrante o atual Pastor Lúcio. A Igreja foi reconstruída porque a estrutura da igreja antiga estava sem condições de oferecer segurança aos fiéis.

6 comentários:

  1. Quanta saudade, momento único vivido nesta Igreja, minha casa, minha familia, meu lazer e minha adoração.
    Parabéns Lande pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Acabei conehcendo seu blog, por causa do um membro de minha igreja que foi membro da igreja de Cocos. Sempre é bom conhecer a história da nossa igreja.
    Parabens por sua iniciativa. Deus a abençoe. Aproveito para convida-la para fazer uma visita ao nosso blog www.ipbfonte.blogspot.com e nossa igreja...forte abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Lande, sua iniciativa em fazer um blog sobre Côcos e as Histórias da Igrejas Presbiteriana e Católica é louvável.
    Parabens pelo dom nato de escrever e gostar de guardar as histórias.

    ResponderExcluir
  4. Hoje conosco temos o Amos Matos, filho do Rev. Samuel matos, Dona Eurides e seu esposo Josias, seu filho Oseias e Caroline sua esposa.
    Será um prazer conhece-la pessoalmente. quando desejar faça-nos uma visita.

    forte Abraço.

    Rev. Ricardo.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o pastor Noemio Oliveira, era um tio meu. Eu era menino e morava no distrito de Ramalho, quando soube que ele pastoreava a igreja de Cocos.

    ResponderExcluir