quarta-feira, 3 de agosto de 2016

decorar com panelas de ferro


decorar com panelas de ferro

foto - tirada na Chapada Imperial







foto abaixo: copiada internet blog um jeito brasileiro de morar





terça-feira, 2 de agosto de 2016

Casamento bagagem de viagem


As férias começou primeiro com aquele gostinho de preciso viajar, nem que seja bem ali!!!

E lá fui eu para as terras mineiras, de ônibus mesmo, fazia tempos que nao viajava de ônibus, enfrentei 14 horas de viagem...isso mesmo!! mas nao tinha vôo para o destino, era interior mesmo, a cidade de Taiobeiras - proxima a terra da cachaça mineira a famosa Salinas.






                




 


    



                 


a feira de Taiobeiras













Sábado o casamento da Jéssca e Wátila


        



    



     




                    




Domingo casa dos pais da noite, bolo do casamento, almoço e churrasco de despedida dos convidados
  

   


    


City tour pela cidade de Salinas - MG








segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Chapada Imperial






Eram apenas 10 dias de férias, pouca grana para viajar, entao que tal um turismo pertinho de casa, há apenas 20 minutos de Taguatinga, ela nao hesitou, foi lá com meus garotos fazer trilha...uma aventura ecológica pela Chapada Imperial - 



O lugar convidativo e estonteante é uma pequena reserva ecológica particular tem apenas três trilhas e algumas corredeiras e cachoeiras belíssimas pelo caminho. Paga-se R$100 (cem reais) de entrada por pessoa – mas o passeio inclui um almoço muito gostoso e farto com galinha caipira (criação dali mesmo)  e ainda salada de folhas e tomates sem qualquer agrotóxico produzidos por eles naquele lugar.

 Poço Paraíso a primeira beleza natural que encanta nossos olhos.




E assim, sem planejar, em ritmo mesmo de aventura o sábado garantiu muito  sol e água gelada com meus filhos e Bianca (namorada de JP) naquelas cachoeiras do cerrado.
 Assim que me situei no lugar conhecemos Rogério e seu sobrinho, que naquele dia o garoto fazia seus 18 anos.  Rogério é um frequentador rotineiro do lugar, nos levou a um mergulho nas águas geladas do Poço Paraíso...águas de congelar a pele...reanimar o corpo disse ele para sentir a sensação do que nos aguardava pela manhã inteira...O passeio já tinha valido a pena pelo delicioso banho congelado  na piscina natural que fica logo na entrada.



                                  
          

como já conhecia o poço fui apresentar aos turistas  Luis e Alberto, meus companheiros de trilha.
Conhecer a Chapada Imperial é uma aventura gratificante, para um dia pertinho de casa com a familia, os amigos.
os rapazes acima são os irmãos Luis e Alberto, estavam ali conhecendo os passeios para futura instalações turísticas  em uma fazenda proxima a Brasilia

O local oferece desde atrativos com trilhas de até 6 km, ou só mesmo redes preguiçosas para apenas voce ouvir uma musiquinha e relaxar.

    

      
                                                                   


Na chapada Imperial a recepção especial fica por conta das araras azuis e de todas as cores, rssss muito lindas....você estaciona e la vem elas pousr sobre o veículo, desejando boas vindas ao visitante.

      
   



pelas andanças tudo estava no seu caminho desde folhas secas exóticas, como animais silvestres, plantas medicinais e água, água cristalina, límpida cachoeiras que encantam nossos olhos. 

folha seca de embauba  - embaúba é uma planta muito procurada pelo bicho-preguiça, onde ele costuma descansar. Por essa razão ganhou o apelido de “árvore da preguiça”.

Possui ação diurética; Hipotensora; Expectorante; Descongestionante; Cicatrizante; Antiespasmódico; Cardiotônica; Anti-hemorrágica; Adstringente; Antiasmática; Analgésica; Antisséptica; Hipotensora; Vermífugo





Decoração simples, rustica e com coisas da roça, assim é este lugar





Márcio responsável pelo local que apresenta os guias e passa as dicas e exigências necessárias  do passeio como preservação, proibido jogar lixo nas trilhas, cuidados com alimentos pelo caminho, entre outros

  

Brasília é uma cidade turística linda, amu sua estrutura monumental, mas além de aproveitar a cidade, ainda tem muita coisa que não conheço e que está bem aqui, na minha frente, a dois passos da minha casa, existem diversos paraisos!! .

Corredeira de de águas cristalinas...nossa primeira parada...

  
       

"Olha só o que a natureza nos proporciona, sem pedir nada em troca, a terra se parece com as pessoas, ainda que árida, tem muita beleza!"

Flores que encantam nosso Cerrado, e assim pelo caminho com estas flores lindas começou a trilha ecológica de 3 km (média)  com uma apresentação da vegetação tipica do lugar (flores e plantas medicinais nativas do cerrado)

Esta e a tipica flor do cerrado,  nesta época de seca ela está por toda parte, se exaltando ao meio da mata seca, linda, exuberante impossível nao fotografar.





E em cada pedaço a natureza se revela, com força de vontade na seca que consome a terra e encontramos flores de todas as cores que enche de colorido o Cerrado, uma atração que encanta nosso olhar pelas  trilhas.

também conhecido como buque do cerrado


Chuveirão  do cerrado estão por toda parte, grandes, medios, pequenos, ele é exuberante.


buque de noiva




     


conhecido como barbatimão, sua raiz oferece tratamento a varios tipos de doenças




a paineira em cachos, quadro desabrocha sai um algodão que os passaros muito utilizam para encher seus ninhos. 


uma pedra no meio da caminho, com cores amareladas, brancas, 






E suas corredeiras de águas transparentes, esverdeadas, propria para consumo estão por toda parte. São cachoeiras e poços que revelam a exuberância da natureza deste lugar

















Se voce é aventureiro das alturas o local tem ainda arvorismo, tirolesas inesquecível se sentir um macaquinho nas alturas...






No final do passeio fui registrar o “Muro da Liberdade”, foi o que vi de mais encantador e criativo naquele lugar as gaiolas de pássaros ali enfileiradas representam diversos pássaros que foram devolvidos à natureza. Márcio contou que antigamente elas eram queimadas, destruídas, mas a ideia de deixá-las ali, demonstra que a gaiola vazia significa a liberdade de muitos pássaros que ali chegou aquele lugar e hoje estão soltos neste paraíso ecológico.e com as araras soltas, livres, fazendo graça em nosso carro, querendo adentrar, terminamos nosso maravilhoso sábado, prontos para recomeçar ao trabalho da semana que se inicia, com a mente carregada de imagens lindas, momentos inesquecíveis.

E na saída de volta pra casa a arara azul fez este pouso lindo, no tronco do velho engenho...ali abandonado...uma imagem perfeita aos nossos olhos de turista que ama a natureza com as belezas que muito encantou este lugar.




Existem outros velhos engenhos no local, ali corroídos pelo tempo deixando marcas dos seus ancestrais.


o pau de arara faz parte do pacote das trilhas, assim retornamos quando termina o passeio ecológico
 

no dia do nosso passeio o dono da estância foi apanhar 04 idosas americanas que estavam na nossa trilha, o grupo foi dividido...eu ...voltei de caminhonete...o pó da terra vermelha  cobre a gente lembranças das minhas viagens do interior de cocos para Brasilia quando fazia estas viagens de pau-de-arara



Enfim...a aventura deste dia chegou ao fim!!!

"... Seu caminho é você quem faz. Ele não existe de antemão. É você quem vai construir a estrada pela qual vai caminhar durante a sua existência. 
Todas as benfeitorias que colocar nela o ajudarão a não sair do caminho. Coloque concreto de qualidade na pista através do conhecimento adquirido no estudo salutar. 
Coloque as placas de sinalização, através da consciência de seus defeitos, para alertá-lo cada vez que deixá-los vir a tona. Construa uma paisagem nesta estrada, formada pelo amor, pelas amizades e pelo carinho que cultivar para com os outros seres. 
Coloque faixas nesta estrada, que são os ensinamentos adquiridos em livros, palestras e na troca de experiências com outras pessoas. Algumas vezes, outras pessoas vão caminhar por esta pista. Algumas para te ajudar, pois tem o mesmo objetivo. 
Outras, querendo que você saia do caminho. Lembre-se de que você selecionará aqueles que estarão juntos nesta estrada. 
Apesar de todos poderem circular por ela, deixe próximo a você aqueles que têm o mesmo propósito. 
Ande na velocidade adequada, nem muito rápido e nem lentamente. Use o acostamento como um local para refletir, reavaliar e recalcular a rota. 
Os buracos e obstáculos que aparecerem nesta estrada estarão aí para testar sua força de vontade para chegar ao final do caminho. Quando passar por esse buracos e obstáculos, trate de tapá-los e removê-los para que outros que se aventurem por ali não esbarrem neles. Ande sempre para frente. 
Qualquer tentativa de dar uma marcha ré é muito perigosa e coloca em risco não só você, mas todos que estão nesta estrada. Da mesma forma, olhe para frente. 
O retrovisor não deve ser usado, exceto para olhar o passado e ver se ele ainda está te perseguindo. Neste caso, não tenha dúvidas: siga em frente e deixe essa lembrança onde ela deveria ter ficado: no passado. Acidentes acontecem. 
Caminhe para frente. Se avistar um obstáculo lá na frente, veja se não é possível reconstruir essa estrada ou caminhar com mais segurança para não ter de enfrentá-lo. Se isso for impossível, confie em Deus certo que superará todas as provas. 
Caso tenha saído do caminho, não que o deva fazer, procure retornar novamente a ele, pois esta estrada te levará a uma nova estrada, que te levará a uma nova estrada, uma mais bela que a outra, e todas criadas por você usando o seu livre-arbítrio. 
Ao final dela, você chegará onde Deus está lhe esperando para recebê-lo como um filho vitorioso, que superou suas tendências negativas e trilhou o caminho rumo à evolução. 
Lembre-se: pé na estrada, sempre em frente, 
          você constrói seu caminho. 
                      Tudo depende de você. 
        Boa viagem, bravo caminhante..."
   Aventureiro de novas descobertas...
porque como se diz o poeta Antonio Machado : 
"Caminhante nao faz o caminho, 
              o caminho se faz com o caminhar"